Palmeiras 103 Anos de Histórias e Glórias.

S.E Palmeiras

Nem o mais otimista dos italianos que chegaram ao Brasil no final do século XIX e início do século XX poderia prever que a convocação publicada no jornal Fanfulla pelos amigos Luigi Gervo, Ezequiel Simone, Luigi Marzo e Vincenzo Ragognetti tomaria proporções tão grandes capazes de fincar raízes e se tornar um dos traços da identidade nacional.

A convocação foi publicada para encontrar interessados em formar um clube que representasse as origens da colônia italiana no Brasil, e marcou a fundação em 26 de agosto de 1914 do Palestra Itália, muito pela inspiração da excursão das equipes do Torino e do Pro Vercelli da Itália pelo Brasil tempos antes.

Hoje 103 anos depois o Palestra Itália se transformou em Palmeiras, o maior campeão do futebol nacional e campeão de tudo que um clube brasileiro pode almejar.

Embora o maior patrimônio do clube seja a sua apaixonada torcida, uma das maiores do Brasil, isso não significa que a sala de troféus do clube esteja vazia, muito pelo contrário.

Quando o assunto é Campeonato Brasileiro o Palmeiras é o maior campeão da história do torneio com 9 conquistas e um dos únicos clubes a ter conquistas em todas as eras do Campeonato Brasileiro: campeão da Copa Brasil, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, do Campeonato Brasileiro da Era do Mata-mata e também da Era dos Pontos Corridos.

Com isso, o Palmeiras é o maior campeão do Campeonato Brasileiro unificado com 9 conquistas, sendo o único Eneacampeão da história do futebol nacional.

Quando o assunto é Campeonato Paulista o Palmeiras também é um dos maiores campeões com 22 troféus na história, incluindo a melhor campanha de todos os tempos no Paulistão de 1996 quando marcou história com o lendário ataque dos 100 gols na competição.

Se o assunto for Copa do Brasil o Palmeiras também tem, e não apenas uma: são 3 conquistas desta competição, que inclusive levaram o clube para a Copa Libertadores da América onde alçou um dos maiores voos da sua história ao dominar a América do Sul em 1999.

E por mais que os adversários queiram desmerecer, até o mundo o Palmeiras conquistou na Copa Rio de 1951, título mundial reconhecido e com chancela da FIFA.

O Palmeiras em 103 anos de história acumulou diversos ídolos importantes para a sua torcida, passando por Oberdan Cattani até São Marcos, ídolo máximo não somente do Palmeiras mas também do Brasil onde conquistou o Pentacampeonato Mundial em 2002 comandado por Luiz Felipe Scolari, técnico que também fez carreira no Palmeiras.

E não é somente dentro de campo que o Palmeiras dá exemplo, sendo referência também fora dele por ser um dos clubes pioneiros na construção de um Centro de Treinamentos e também na Compra de um Estádio, o Parque Antártica ainda na década de 20 do século passado.

Hoje o Parque Antártica reformado se transformou no Allianz Parque, uma das mais modernas arenas multiuso do futebol nacional.

Comemorando 103 anos de história, o Palmeiras é hoje referência por seu programa de Sócio torcedor, indo nos braços de sua torcida para mais 103 anos de glória.