Avanti, o sócio torcedor que não para de crescer

Avanti – Palmeiras

Os programas de sócio-torcedores dos clubes brasileiros são uma realidade no atual cenário do futebol nacional, com os torcedores tomando as rédeas de seus clubes e com uma contribuição mensal garantindo ao clube uma maneira mais saudável de se manter do que apenas depender do dinheiro de televisões, empréstimos bancários e poluição na camisa pelo excesso de marcas expostas.

Embora tenha demorado mais do que os seus principais rivais para abrir os olhos para mais esta fonte de renda, o Palmeiras tem dado show neste quesito e rapidamente se transformou no clube brasileiro com o maior número de sócio-torcedores adimplentes, fazendo o programa Avanti um case de sucesso no Brasil e no mundo. E explicar este sucesso não é difícil quando olhamos o programa mais de perto.

Ser sócio torcedor Avanti no Palmeiras tem um número incontável de vantagens, começando pelo famoso movimento “Futebol Melhor” que traz uma série de descontos em estabelecimentos comerciais para a compra de diversos produtos que vão de itens de limpeza até descontos na mensalidade de TV por assinatura que tiver um pacote de pay per view de futebol, passando por desconto em lojas online de material esportivo e até mesmo em sites e estabelecimentos que vendem cerveja.

Porém, estas vantagens estão disponíveis para os sócio-torcedores de todos os clubes. Sócio Avanti tem vantagens ainda mais exclusivas como descontos exclusivos em lojas online e a possibilidade de trocar os pontos ganhos por produtos especiais e até mesmo experiências únicas no clube, como ingressos grátis para jogos e a chance de ir para o jogo com a delegação no mesmo ônibus do time.

Outra grande vantagem de ser sócio Avanti, talvez a maior delas, é o fato de o sócio ter prioridade de compras para os ingressos dos jogos do Verdão como mandante no Allianz Parque antes de qualquer outro torcedor, e isso significa que em quanto mais jogos você for, maior será a sua prioridade para a compra de ingressos nos jogos seguintes, em um mecanismo que garante casa cheia tanto em jogos pequenos quanto nas principais decisões que o clube participa.

Vendo esta imensa lista de vantagens não é difícil entender o motivo de o Palmeiras ser o clube com o maior número de sócio torcedores no Brasil com mais de 126 mil inscritos no programa e em dia com suas mensalidades, seguido apenas de longe por Grêmio e São Paulo, segundo e terceiro lugares do ranking respectivamente.

Esta é uma fonte de rende muito importante para o clube e um dos principais pilares da administração do ex-presidente Paulo Nobre à frente do time do Palmeiras.

A relação de troca é simples: o programa facilita a vida dos torcedores oferecendo experiências impossíveis de se conseguir de outras maneiras e facilitando o máximo possível o acesso da torcida do Palmeiras aos ingressos para os jogos em casa do time.

Em contrapartida, a renda gerada pelo plano faz o clube depender cada vez menos do dinheiro da televisão, que em outros tempos praticamente deixava o time nas mãos das redes de TV. Para se ter uma ideia, em um passado não muito distante a renda das cotas de TV equivalia a 60% do faturamento do time. Hoje com o sócio Avanti, este percentual caiu para apenas 25%.